domingo, 15 de setembro de 2013


Virtudes cardeais, teologais e vicentinas.
 
A eVANET é a rede de evangelização virtual baseada nas virtudes vicentinas. 
Segundo o Catecismo da Igreja Católica (# 1803), “uma virtude é uma disposição habitual e firme ao bem. Permite à pessoa não somente realizar bons atos, mas também de dar o máximo de si, de sua capacidade e sua dedicação”.
De forma resumida, existem três grupos de virtudes:
1.     Virtudes Cardeais ou Humanas
      - Prudência
      -  Justiça
     -  Temperança
      - Fortaleza
2.     Virtudes Teologais:
      - 
      - Esperança
      -  Caridade
3.     Virtudes Vicentinas:
      -  Simplicidade
      - Humildade
      - Mortificação
      - Mansidão ou Gentileza
      - Zelo
As Virtudes humanas ou cardeais são guiadas por nossa consciência, de acordo com a razão; são, portanto, relacionadas à nossa natureza humana. As Virtudes teologais vêm de Deus, e nos fazem semelhantes a Ele; permitem, portanto, que participemos da natureza divina.
Como listadas hoje, as Virtudes cardeais datam dos filósofos gregos.  Já as teologais foram apresentadas por São Paulo no Novo Testamento. 
As cinco virtudes vicentinas foram inspiradas e definidas por São Vicente de Paulo, no início do século XVII, para orientar o comportamento de seus primeiros colaboradores: os seus "missionários", ou os padres Lazaristas - membros da Congregação da Missão.  Eles adotaram essas virtudes como princípios de conduta.  As virtudes também serviram tanto para que pudessem saber se identificar entre si, quando para que os outros os reconhecessem e, assim, tivessem confiança em sua Missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário